Capitão AZA ou Capitão Furacão ?

Nos primeiros anos da minha infância, eu curtia TV nos modestos horários dedicados ao público infantil. A TV era irremediavelmente preto e branco, nunca maior que 17 polegadas e o som e imagem estavam permanentemente sujeitos às mais diversas interferências. Enceradeiras e liquidificadores eram os campeões. Um esbarrão na antena era suficiente para acabar com o prazer de ver TV, e geralmente a imagem só ficava boa com a antena nas mais exóticas posições.

Nesta época, na década de 60, podiamos escolher entre a vasta opção de três canais de TV no Rio de Janeiro: TV Globo (canal 4), TV Tupy (Canal 6) e Canal 13 (Mas ninguem assistia). Então na prática existiam apenas duas opções para o público infantil.

Na TV Globo, quem comandava os programas infantis era Capitão Furacão, um velho e experiente lobo do mar, interpretado pelo ator Pietro Mario Francesco. No ar desde 1965, o Capitão Furacão usava um quepe de comandante e uma jaqueta. Sempre manobrando um timão, lia as cartas e chamava as atrações. O velho lobo do mar era assistido por seus Grumetes, destacando-se uma bela e jovem menina, a Elizângela, aquela mesmo que hoje assistimos nas novelas da Globo.

Foto do Capitão Furacão
Foto do Capitão Furacão

Na extinta TV Tupi o Capitão AZA, é assim mesmo com Z, comandava a gurizada. AZA era um experiente piloto da FAB. Em plena ditadura militar, o personagem foi criado como homenagem a um falecido herói da FAB, chamado Azambuja, que lutou na Seguda Guerra Mundial, conhecido por AZA entre os colegas.

Quem lembra ?

“… Alô, alô Sumaré! Alô, alô Embratel! Alô, alô Intelsat 4! Alô, alô criançada do meu Brasil!, aqui quem fala é o Capitão Aza, comandante e chefe das forças armadas infantis deste Brasil”.

Assim começava o programa do Capitão AZA.

Capitão AZA era o idolo da molecada, eu mesmo quando criança fui ao aterro do Flamengo recebe-lo. Ele chegou de helicoptero para alegria dos pequenos fãs.

Foto do Capitão Aza
Foto do Capitão Aza

Saiba mais sobre o Capitão AZA, Capitão Furação e programas da TV Brasileira dos anos 60.

    11 comentários sobre “Capitão AZA ou Capitão Furacão ?

    1. Pingback: Caribé !

    2. Pingback: João Carlos Caribé

    3. Pingback: Caribé !

    4. Pingback: Conceição Oliveira

    5. Pingback: João Carlos Caribé

    6. Pingback: João Carlos Caribé

    7. Pingback: Volney Faustini

    8. Aquele que era um tempo bom sem maldades,as brincadeiras eram saudáveis,sem maldades

    9. Aquele tempo era bom demais, sem maldades,as brincadeiras eram saudáveis,lateiro,bandeirinha,31 de janeiro,cobra-cega pique lateiro,pera,uva,macã e salada mixta como era bom aquele tempo.

    10. Eu lembro dele, pois chamava-se Wilson Vianna, era delegado de polícia e amigo do meu pai, que inclusive o levou a minha escola em pleno dia de aula, com aquele macacão de voo vermelho.As aulas acabaram no instante que ele entrou na escola, o resto da manhã só deu Capitão AZA!!!E ele foi na minha sala me procurar, imagina o que isso significa para um garoto de dez anos!!!

    11. quem sabe um dia um dos donos de tv fassa voltar esses tipo de programa.

    Deixe uma resposta