Capitão AZA ou Capitão Furacão ?

Nos primeiros anos da minha infância, eu curtia TV nos modestos horários dedicados ao público infantil. A TV era irremediavelmente preto e branco, nunca maior que 17 polegadas e o som e imagem estavam permanentemente sujeitos às mais diversas interferências. Enceradeiras e liquidificadores eram os campeões. Um esbarrão na antena era suficiente para acabar com o prazer de ver TV, e geralmente a imagem só ficava boa com a antena nas mais exóticas posições.

Nesta época, na década de 60, podiamos escolher entre a vasta opção de três canais de TV no Rio de Janeiro: TV Globo (canal 4), TV Tupy (Canal 6) e Canal 13 (Mas ninguem assistia). Então na prática existiam apenas duas opções para o público infantil.

Na TV Globo, quem comandava os programas infantis era Capitão Furacão, um velho e experiente lobo do mar, interpretado pelo ator Pietro Mario Francesco. No ar desde 1965, o Capitão Furacão usava um quepe de comandante e uma jaqueta. Sempre manobrando um timão, lia as cartas e chamava as atrações. O velho lobo do mar era assistido por seus Grumetes, destacando-se uma bela e jovem menina, a Elizângela, aquela mesmo que hoje assistimos nas novelas da Globo.

Foto do Capitão Furacão
Foto do Capitão Furacão

Na extinta TV Tupi o Capitão AZA, é assim mesmo com Z, comandava a gurizada. AZA era um experiente piloto da FAB. Em plena ditadura militar, o personagem foi criado como homenagem a um falecido herói da FAB, chamado Azambuja, que lutou na Seguda Guerra Mundial, conhecido por AZA entre os colegas.

Quem lembra ?

“… Alô, alô Sumaré! Alô, alô Embratel! Alô, alô Intelsat 4! Alô, alô criançada do meu Brasil!, aqui quem fala é o Capitão Aza, comandante e chefe das forças armadas infantis deste Brasil”.

 

Assim começava o programa do Capitão AZA.

Capitão AZA era o idolo da molecada, eu mesmo quando criança fui ao aterro do Flamengo recebe-lo. Ele chegou de helicoptero para alegria dos pequenos fãs.

Foto do Capitão Aza
Foto do Capitão Aza

Saiba mais sobre o Capitão AZA, Capitão Furação e programas da TV Brasileira dos anos 60.

11 respostas para “Capitão AZA ou Capitão Furacão ?”

  1. Aquele que era um tempo bom sem maldades,as brincadeiras eram saudáveis,sem maldades

  2. Aquele tempo era bom demais, sem maldades,as brincadeiras eram saudáveis,lateiro,bandeirinha,31 de janeiro,cobra-cega pique lateiro,pera,uva,macã e salada mixta como era bom aquele tempo.

  3. Eu lembro dele, pois chamava-se Wilson Vianna, era delegado de polícia e amigo do meu pai, que inclusive o levou a minha escola em pleno dia de aula, com aquele macacão de voo vermelho.As aulas acabaram no instante que ele entrou na escola, o resto da manhã só deu Capitão AZA!!!E ele foi na minha sala me procurar, imagina o que isso significa para um garoto de dez anos!!!

  4. quem sabe um dia um dos donos de tv fassa voltar esses tipo de programa.

Deixe uma resposta