Ensaio sobre a beleza

Venho desenvolvendo um trabalho de gerenciamento na reforma do Theatro Municipal, um belissimo edifí­cio histórico no centro do Rio de Janeiro, e ir ao centro para mim é uma eventualidade, e por ser fora da rotina é relativamente prazeroso. Costumo observar pessoas, o tempo todo, sou um observador nato, presto atenção em tudo que consigo: Nas pessoas, nos lugares, nos veículos, paisagem urbana, e tudo mais que estiver no meu campo visual, ou seria melhor dizer no meu campo sensorial? Afinal temos cinco sentidos para interagir com o mundo e obviamente um estimulo acaba chamando outro. Não costumamos cheirar o que vemos ou tentamos ouvir o que tocamos, muito menos tocar, o que na verdade gostarí­amos, e estamos vendo, mas estaríamos invadindo o espaço de outra pessoa, e isto deve ser consentido.

Definir o que é belo é uma missão complexa, o belo não pode ser associado apenas aquilo que vemos, pois afinal se fosse assim, os portadores de deficiência visual não teriam o direito de achar nada belo. A beleza é um atributo sensorial, o cego julga a beleza com o tato, com o olfato e a audição. Talvez definir que belo é aquilo que nos proporciona prazer sensorial, seja o mais próximo da definição efetiva que possamos chegar.

O cheiro agradável, o sabor delicioso, a textura suave, o som emocionante ou paisagem incrí­vel, são sinônimos de beleza, ou seriam os seus componentes?   O atributo sensorial é na verdade o chamariz, e um belo chamariz provoca uma reação em intensidade proporcional, atrai, chama a atenção, mas não é tudo, acho que a percepção da verdadeira beleza esta na conjunção dos sentidos, o que chamamos popularmente de “quí­mica”, algo como “rolou uma quí­mica” para justificar um intenso relacionamento.

Esta quí­mica é na verdade uma harmônica conjunção destes sentidos, uma mistura perfeita, que percebemos como a beleza. A complexidade é muito maior de que simplesmente a mistura sensorial, não se trata de alquimia, existem outros componentes como a emoção e o prazer que acabam retroalimentando esta percepção, percepção esta que varia de um indivíduo para outro.

Tentando ser mais claro, é como se a percepção do belo tivesse além do aspecto sensorial, o tempo, relacionamento e repetição. Analisando por ai temos que a percepção da beleza vai do evidente para o sutil com o passar do tempo. Isto explica por exemplo a preferência por alimentos doces e com consistência e sabor mais evidentes na infância e preferência por alimentos com consistências, docura e sabores mais sutis na fase adulta. Lembre-se que adolescentes escolhem seus parceiros por padrões meramente Aristotélicos, a beleza precisa ser evidente, ja o homem maduro percebe as mais discretas sutilezas na mulher, enxerga muito além das formas, é uma percepção muito mais elaborada. Isto não quer dizer por exemplo que o homem maduro não seja atraido pela beleza Aristotélica, mas isto deixa de ser a única regra, o fator tempo, repetição e relacionamento expandem a percepção do belo.

Esta lançada a questão, afinal, o que é a beleza para você?

5 respostas para “Ensaio sobre a beleza”

  1. Creio que o belo é qualquer imagem, fenômeno, coisa, som ou ser, que nos proporciona prazer e alegria quando por nós contemplado. O Teatro Municipal é um ótimo exemplo que você escolheu, afinal além de sua beleza arquitetônica trata-se de um templo das artes, um monumento a beleza produzida por nós habitantes deste planeta. A arte é na maioria das vezes a mais pura expressão da beleza, retirada de seu meio natural pelo artista, que a assimila, destrói e reconstrói. A beleza nasceu junto com o caos, é incriada e indestrutível, é a obra de Deus expressa através de nós. Dentro da fonte de sua inspiração, para este ensaio sobre a beleza, puderam ser vistos alguns dos mais belos espetáculos já produzidos no Brasil. A beleza está dentro e fora do Municipal, dentro e fora de nós, nasce com a gente. A vida, por si só, já é uma beleza! : )

  2. Sou apaixonada pelo centro do Rio. Tem uma empresa inclusive que faz passeios culturais e estou só esperando as crianças crescerem um pouco mais para que eles também aproveitem um pouco. Mas em duas oportunidades, escrevi posts sobre esse local mágico e rico, sobre o Paço Imperial, Prédio da Alerj, e arredores e também sobre o Real Gabinete Português de Leitura.

    http://www.ofuturodopresente.caixadepandora.com.br/?p=150
    http://www.ofuturodopresente.caixadepandora.com.br/?p=551

Deixe uma resposta