SIVA, o mix de marketing 2.0

Uma coisa interessante é que desde que foi implantado por Jerome McCarthy em 1960, o mix de marketing, os 4 Ps, sempre foi o framework mais importante no entendimento do marketing.

SIVA e os 4PsIsto foi assim até que o artigo “In the Mix: A Customer-Focused Approach Can Bring the Current Marketing Mix into the 21st Century” por Chekitan S. Dev e Don E. Schultz saiu na edição de janeiro/fevereiro de 2005 da revista Marketing Management.

Este artigo muda totalmente o paradigma do mix de marketing, que antes era visto da empresa em direção ao mercado alvo, conforme figura ao lado.

No artigo, Schultz e Chekitan, literalmente viram o mix de ponta cabeça, e avaliam a oferta pela ótica do consumidor, e nesta ótica, o que antes eram os 4Ps, viram o SIVA (Solução, Informação, Valor e Acesso).

Para efeito comparativo temos:

4 Ps SIVA
Produto Solução
Preço Valor
Promoção Informação
Praça Acesso

SIVA em detalhes

  • Solução – Como a solução é apropriada para solucionar os problemas e necessidades do consumidor?
  • Informação – O consumidor conhece bem sobre a oferta, se sim, através de quem ? Ele sabe o suficiente para permitir ao consumidor fazer uma boa decisão de compras?
  • Valor – O consumdor percebe o valor da transação, quanto ela custa, qual serão os beneficios, o que ele terá de sacrificar, qual será a sua recompensa?
  • Acesso – Onde o consumidor pode encontrar a solução? O quanto facilmente, local ou remotamente ele pode compra-la ou recebe-la via delivery?

SIVA e Marketing 2.0

Quem esta na internet há pelo menos oito anos deve lembrar que o grande propulsor de tudo que esta acontecendo hoje, que chamamos de web 2.0, comecou com uma grande mudança de paradigma na construção e implementação web. Em torno de 2001 dois assuntos comecaram a dominar este ambiente: Usabilidade e Acessibilidade. O tema bateu de frente com a questão estética, até então dominante e acabou encaminhando para um entendimento de que o usuário é elemento mais importante na internet. Dai para frente, descobrir que os usuários queriam mais do que simplesmente ser um leitor, foi um pulo.

Quem sabe a classica pergunta de um milhão de dolares: “Qual o futuro da comunicação e do marketing” possa comecar a ser respondida? Até então uma incógnita e muitas hipóteses, simplesmente porque existe uma grande possibilidade de estarmos cometendo o erro de avaliar um novo mercado com velhas ferramentas…

    6 comentários sobre “SIVA, o mix de marketing 2.0

    1. Não pude deixar a piadinha cross Twitter de fora: Mas te pagaste pelo post? ;D

      Outra discussão nada a ver: Eu sempre fico pensando se esse esquema de 4Ps consegue mesmo dar conta do universo do MKT. Parece tão resumido demais, sempre.

    2. Pois é minha gente, eu acho q os 4Ps evoluiram muito, tudo está mais complexo, ainda mais com a vinda da internet, que acho não se incluir neles, nem no SIVA. Existem autores que implementam os 4 Ps. Acredito que eles ainda sejam uma base de sustentação mas isso evoluiu muito.

      Nem gosto de pensar no que será do futuro, prefiro acompanhar o caminho que as coisas tomam e assim seguir a trilha. :-D

    3. Concordo com o psysapiens,

      Eu vejo os 4 P’s apenas como um modelo dentre muitos.
      Como tal, serve de ferramenta para representar ou interpretar simplificadamente a realidade.

      Visto que a realidade muda e aumenta em complexidade com o passar do tempo, cabe ao profissional de marketing saber quais modelos sacar da sua caixa de ferramenta, quando necessário.

      SIVA ou 4P’s? Long Tail ou BCG?

      Depende do negócio….

    4. Pingback: Pérolas da cibercultura, um post que vale por um cursinho « Entropia !

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