Faça sexo com seu chefe

Seth Godin é o cara que pensa fora da caixa, pensa sem caixa, joga fora a caixa, pô pra que esta caixa?

Este foi o primeiro livro de Seth Godin[bb] que eu leio, mas já acompanho as ideias do Seth há algum tempo no seu blog. Seth aponta suas palavras com precisão nos alvos exatos. Direta ou indiretamente as suas palavras chegam e crescem, respondendo muitas das perguntas de minha mente orientada para negócios, sociedade e marketing.

Apenas três palavras resumem “Sobreviver não é o bastante“: mDNA, meme e zoom. Simples assim! Ao longo do livro, estas três palavras crescerão e ganharão sentido. Seth[bb] desenrola uma analogia através da teoria da evolução de Darwin[bb] e a evolução das empresas. Nas evolução das empresas o DNA foi substituido pelo mDNA que modifica-se mais facil e rapidamente que o DNA.

Não fique confuso ao ler que a o melhor sexo que você pode fazer é com seu chefe. No livro, sexo ganha o significado da seleção natural, é perfeito. Explicando melhor, na natureza suponha que as girafas comecem a procurar seus parceiros com pescoços mais curtos, depois de algum tempo existirá um tendência de termos girafas de pescoço curto. Na empresa esta seleção se dá por exemplo na contratação e demissão de funcionarios, suponha que determinada empresa que só queira contratar funcionários que pensem como a “estratégia vencedora” da empresa, ele não irá acrescentar nada, a não ser força de trabalho. Um bom sexo corporativo, segundo Seth se da com profissionais que carregam memes diferentes dos existentes na empresa, possibilitando uma rápida evolução.

Finalmente faça zoom, faça o tempo todo, não se preocupe com as mudanças, fazer a mesma coisa o tempo todo é a forma mais eficiente de levar sua empresa a falência. Não acredite em estratégias vencedoras, “sinta” seus consumidores, e deixe sua empresa crescer da periferia para o núcleo, de baixo para cima. Teste diversos memes ao invés de estabelecer uma rigida linha de ação, tenha uma empresa liquida, flexivel.

Deixe uma resposta