Seth Godin publicou recentemente um post sobre triangulação no blog dele, na verdade o post de Seth era para chamar a atenção de uma interessante matéria do Shankar Vedantam no Washington Post que fala do Efeito Decoy e o marketing politico.

O que vem a ser triangulação ? Seth coloca um exemplo muito simples e o chama de triangulação ou Efeito Decoy, onde ele exemplifica:

“Temos duas variedades de vinho para vender no jantar, um de 9 dolares e outro de 16. Qual você compraria?

Agora, imagine que existe um terceito, e o terceiro custa 34 dolares. Você ficou tentado à comprar a garrafa de 16 dolares agora? A maioria ficaria.”

Shankar explica que os psicólogos chamam a triangulação de Efeito Decoy, e cita o exemplo de Joel Huber, professor de Marketing da Duke Universtity: Imagine que tenhamos dois restaurantes, um de 3 estrelas próximo de você e um de 5 estrelas um pouco mais distante, se o 5 estrelas estivesse próximo não haveria dúvidas, mas por outro lado muita gente escolheria um 4 estrelas, mesmo que este ficasse um pouco mais distante que o 5 estrelas. O mesmo efeito teria para o 3 estrelas se na composição inicial tivesse um 2 estrelas mais próximo. Joel explica que a mente humana sempre busca pelas respostas mais simples e usualmente não trabalha com decisões complexas no dia-a-dia.

Mas afinal o que vem a ser um decoy? Não encontrei uma tradução direta para decoy, mas podemos entender que decoy é alguem ou algo que tem por objetivo distrair o interlocutor. Por exemplo em jogos, é aquele NPC (Non playable character) que muitas vezes só serve para distrair o jogador, ou ainda decoy pode ser aquele que atrai para uma armadilha. Em malas diretas, que em geral são processadas por terceiros, o cliente costuma inserir alguns endereços falsos para verificar se o processamento e a entrega das malas diretas foi feito corretamente, ou se a empresa esta usando o seu banco de dados para terceiros, este endereço falso é um decoy.

Seria o decoy uma isca ??


    5 comentários

    Luís Meireles · 10/06/08 às 12:44

    João Carlos, provavelmente você já conhece o livro do Dan Ariely – Previsivelmente Irracional. No capítulo 1 – A Verdade sobre a Relatividade, ele descreve de forma bastante interessante alguns experimentos sobre o efeito decoy e o quanto ele nos faz tomar decisões irracionais.

    Eduardo Moreno · 15/11/08 às 13:37

    Em primeiro, gostaria de elogiar o seu site! Tem um conteúdo muito bom!
    por isso gostaria de colaborar. No meu entendimento, a tradução de decoy é “chamariz”.

    Como a minhoca do anzol para pesca.

    João Carlos Caribé · 08/01/12 às 21:03

    Quando a lógica do "menos pior" parece fazer sentido, é porque houve uma TRIANGULAÇÃO http://t.co/SwAAF3Aq

    Madrasta Texto Ruim · 08/01/12 às 21:16

    RT @caribe: Quando a lógica do "menos pior" parece fazer sentido, é porque houve uma TRIANGULAÇÃO http://t.co/LyfdHIk1

    Chico Capeta · 08/01/12 às 21:16

    RT @caribe: Quando a lógica do "menos pior" parece fazer sentido, é porque houve uma TRIANGULAÇÃO http://t.co/LyfdHIk1

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: